Batedor de carteira

Segure a sua bolsa como se você estivesse em São Paulo, e não no País das Maravilhas“.
Adriana Setti (in: Batedores de carteira na Espanha)

O golpe é velho conhecido e tem diversas variações, mas todas pretendem furtar objetos de valor. Geralmente baseia-se no encostar rapidamente e na distração da pessoa.
Abaixo assinado: abordam você falando sobre um abaixo assinado para daquelas causas que todo mundo é a favor. Você só precisa passar uns dados pessoais e assinar. O que já seria loucura, mas na verdade a pessoa só quer te distrair para te furtar. EVITE: diga não e saia de perto.
Ajuda: pessoa se passa por turista e te pede ajuda para te distrair e um comparsa te furtar. EVITE: primeiro segure a bolsa e depois preste atenção na pessoa.
Flores: um grupo de mulheres e meninas “ciganas” dão flores para os turistas e se oferecem para ler a palma da mão ou algo do tipo. Assim elas prendem sua atenção enquanto as outras te furtam. EVITE: diga não e saia de perto.
Distração natural: a distração natural de viagens é a base de muitos furtos. Por isso não se esqueça de vigiar seus pertences ou não deixe itens de valor à mostra. EVITE: mantenha a atenção, assim como o contato físico e visual com seus pertences. As bolsas devem estar fechadas e viradas para sua frente. Em praias, parques, restaurantes e noitadas não deixe sua bolsa e outros itens de valor soltos ao seu lado, em cima das mesas ou nas costas das cadeiras.
Foto: oportunistas, muitas vezes se passando por turista, se oferecem para bater a foto e roubam a câmera assim que você entrega a ele. Ainda há aqueles que podem não roubar o objeto, mas aproveitam a proximidade no momento de pegar e devolver a câmera e furtam outra coisa. Neste caso tem a variação em que a pessoa te pede para bater um foto para ele. EVITE: não aceite ajuda ou peça para alguém, antes que te oferecem o “serviço”. Se aceitar ajuda (ou ajudar), mantenha atenção na sua bolsa.
Golpe do anel ou aliança: esse golpe, muito comum na Europa, tem duas variações. A que tem a finalidade “bater sua carteira” começa com uma pessoa bem vestida aborda o turista alegando que ele perdeu um anel ou que deixou cair alguma coisa. A intenção é te distrair, procurando o que pode ter caído, enquanto a pessoa te furta. EVITE: mantenha a atenção e saia de perto.
Multidão: Muito comum em feiras, ônibus, entrada e saída do metrô e em ruas cheias, principalmente as ruas de compras e/ou com calçadas estreitas. O golpista se aproveita da obrigatória proximidade e da confusão para te furtar. EVITE: agarre seus bens de valor com toda a força na frente do seu corpo antes de entrar na multidão e não coloque nada de valor nos bolsos de trás, mesmo que fechados. Para homens que não usam bolsas, mantenha a mão no bolso onde está o dinheiro. Guarde carteira e passaporte na doleira.
Multidão (tipos específicos): 1. mulheres com bebês em cangurus (compartimentos de bebê na frente do corpo) entram no vagão do metrô para furtar as bolsas por baixo do bebê sem que as pessoas vejam. 2. Grupos bloqueiam a entrada do vagão do metrô ou do ônibus para você precisar esbarrar neles.
Pedinte: ciganas ou velhinhos pedem ajuda para voltar para sua terra natal ou para manter a família. A intenção pode ser te extorquir altas quantias ou te furtar. Muito comum as ciganas terem panos ou jornal, com os quais cobrem carteiras ou celulares sobre a mesa e depois carregam ou então cobrem sua bolsa na rua, assim elas colocam uma das mãos por baixo para te furtar. EVITE: diga não e saia de perto, se estiver em um café na rua agarre seus pertences e fique de olho nas mãos das pessoas.
Play football? É uma variação da “trombada acidental” comum na Espanha. Alguém te aborda perguntando de onde você é, quando responde “Brasil”, a pessoa se aproxima como se estivesse dividindo uma bola imaginária e falando “Ah! Play football? Play football?”. A ideia é furtar sua carteira. EVITE: conversar com pessoas sem propósito, principalmente perguntando de onde você é.
Saguão do hotel: pessoas bem vestidas entrar no saguão dos hotéis sem ser hospedes e ficam ali lendo um jornal. Até que alguém se distrai e o oportunista carrega sua bolsa ou computador. O mesmo pode ocorrer em restaurantes, bares e cafés. As vezes, há pessoas falando alto para te distrair e uma terceira pessoa te furtar. EVITE: fique de olho nas suas coisas.
Sujeira: na rua, uma pessoa joga alguma sujeira em você (mostrada, farinha com água, coco) e outra se oferece para te ajudar a limpar, enquanto uma terceira te furta. Quando isso ocorre em local fechado, como no aeroporto, após te sujar a pessoa te avisa para você ir ao banheiro, onde os comparsas dele te esperam para te roubar. EVITE: Se sujou? Preste atenção na sua bolsa e ande até achar seguro para se limpar.
Trombada acidental: há “trombadinhas” em tudo quando é canto do mundo, não apenas nas ruas, mas também dentro de estabelecimentos comerciais. Em Roma e Barcelona há os “trombadinhas motorizados”, ou seja, motoqueiros que passam e carregam sua bolsa se achar que está fácil. EVITE: mantenha a atenção e segure seus pertences.
Truques: aquele jogo onde se esconde uma bolinha embaixo de um entre três copos e o apostador tem que adivinhar onde esta a bolinha. Então um ladrão se passa pelo “mágico” e outros ladrões fingem ser apostadores. Um deles adivinha onde estava a bolinha e faz uma algazarra para chamar a atenção dos turistas, que se distraem com o jogo. Neste momento outro membro da quadrilha furta a carteira ou algo da bolsa dos turistas. EVITE: não dê atenção e saia de perto.

Dicas básicas para evitar golpes e furtos
Golpes de vendedor de quinquilharia
Golpes em táxi
Outros golpes e furtos
Bibliografia deste post

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s