Compilado de golpes e furtos

Basicamente ocorrem em pontos turísticos e/ou lugares de aglomeração de pessoas. Em uma viagem é muito mais comum te furtarem ou te aplicarem pequenos golpes de dia nas atrações turísticas do que te roubarem a noite. Até porque já somos treinados a evitar esses perigos noturnos. Os táxis, em qualquer lugar, também são fontes intermináveis de golpes.

Dicas básicas:
1.    Se pegar táxi, pegue em pontos oficiais, verifique se o taxímetro foi ligado e só entregue a nota ao receber o troco.
2.    Evite que um estranho toque em você. Quando pessoas se aproximam de você segure primeiro a bolsa e depois preste atenção no que a pessoa quer. Ou seja, tenha sempre uma das mãos desocupadas.
3.    Não dê informações pessoais (nome, origem, hospedagem, etc) a estranhos. De preferência não fale com estranhos em atrações turísticas, principalmente se te abordarem em inglês em países no qual não é a língua oficial. Responda em português se preciso for (a pessoa achará que você não entende o pedido dela).
4.    Tenha total cautela com seus bens de valor (carteira, celular, câmara e passaporte), inclusive em lojas, restaurantes e hotéis/albergues, mas principalmente em locais cheios como transportes urbanos, feiras e ruas comerciais.
5.    Tenha certeza do valor da nota que você paga as coisas, de preferência fale o valor da nota em voz alta ao entregá-la, e confira o troco e a mercadoria recebida antes de sair da frente do vendedor ou guichê.
6.    Estude previamente o local por onde vai andar para evitar andar com mapas abertos.
7.    Evite ciganas, pedintes e brincadeiras que desviem sua atenção.
8.    Mantenha as bolsas fechadas, não coloque nada de valor nos bolsos traseiros, mesmo que fechados. Para quem não usam bolsas, mantenha a mão no bolso onde está o dinheiro ou coloque objetos de valor em bolsos internos da jaqueta. Passaportes e altas quantias de dinheiro devem andar na doleira ou deixar no cofre do hotel.

Golpes de batedor de carteira
Golpes de vendedor de quinquilharia
Golpes em táxi
Outros golpes e furtos
Bibliografia deste post

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s