Golpes em táxi

Este serviço oferecem diversos problemas. Os mais comuns são:
Assalto e violência sexual: bandidos fingem ser taxistas (ver item “pirata”) e roubam ou estupram os passageiros em lugares desertos ou com pouca iluminação. EVITE: não pegue táxi sozinho e sempre opte por táxis licenciados.
Dividir táxi: um desconhecido pergunta se você não quer dividir o táxi com ele. Quando você aceita um comparsa taxista aparece e após você entrar no táxi, eles te assaltam e podem até estuprar as mulheres. EVITE: nunca divida táxi com desconhecidos.
Pirata: muitos táxis oferecidos nos corredores dos aeroportos e estações de trem não são legais. A falta de licença te expõe ao risco de motoristas incapazes, preços abusivos e a assalto e/ou violência sexual. EVITE: Pegue táxis em pontos oficiais ou peça na hospedagem para chamar um táxi.
Taxímetro: é comum os taxistas “esquecerem” de ligar o taxímetro ou falarem cobram por corrida, mesmo em lugares onde existe taxímetro. Outra coisa comum é o taxímetro está “viciado” ou atender a comando manual. EVITE: confirme o valor médio da corrida antes de entrar no táxi. Fique atento ao taxímetro, se ele foi ligado e se dá saltos de valores. Ou contrate serviço de transfer com valor pago previamente.
Troca de notas: semelhante ao “troco errado” o taxista troca, sem que você veja, a sua nota de valor X, por uma de valor Y < X para justificar o troco errado. Também podem trocar, sem que você veja, sua nota verdadeira por uma falsa e falar que não podem aceitar por ser falsa. EVITE: mostre a nota com a qual vai pagar pelo serviço, mas só entregue a nota ao receber o troco. Ou contrate serviço de transfer com valor pago previamente.
Troco errado: você fornece uma nota de valor X e o troco vem como se você tivesse dado uma nota do valor Y < X. EVITE: só entregue a nota ao receber o troco. Ou sempre ao entregar a nota diga o valor da mesma, se for mais de uma nota faça as contas em voz alta na frente do taxista. Pode também falar o valor e já dizer quanto é o troco. Ou contrate serviço de transfer com valor pago previamente.
Voltinhas: taxista dar voltas desnecessárias para aumentar o valor cobrado. EVITE: pergunte o valor médio da corrida que pretende fazer na sua hospedagem qual e antes de entrar no táxi. Se o taxista te falar um valor muito acima, não vá. Mas isso costuma inibi-los a cobrança abusiva. Ou contrate serviço de transfer com valor pago previamente.

Dicas básicas para evitar golpes e furtos
Golpes de batedor de carteira
Golpes de vendedor de quinquilharia
Outros golpes e furtos
Bibliografia deste post

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s