Outros golpes e furtos

Golpes que não são de batedor de carteira, vendedor de quinquilharia ou taxista
Conversão de moeda: em um lugar onde aceitam uma moeda que não é a moeda oficial do país (p. ex.: Argentina aceita Real e Dólar, República Tcheca aceita Euro), o comércio faz a conversão no câmbio que eles querem. EVITE: tenha a moeda local ou pergunte a cotação antes de comprar ou consumir um serviço.
Furto em carros 1: Em posto de gasolina e estacionamento seu carro é arrombado ou aproveitam sua distração na hora de pagar e furtam seus bens. EVITE: Como sempre, nunca deixe bolsas, malas e sacolas visíveis no interior do carro.
Furto em carros 2: quando está dirigindo lentamente procurando um lugar (estabelecimento ou vaga) uma pessoa fala algo em uma língua desconhecida e aponta para o pneu traseiro. Quando o motorista para e abre a porta para verificar o que é, outras pessoas abrem a porta do outro lado de carro e roubam as bolsas no banco traseiro. EVITE: nunca deixe bolsas, malas e sacolas visíveis no interior do carro e se alguém te indicar algo “errado” siga em frente antes de parar.
De onde você vem? Dependendo de onde você venha os comerciantes podem pensar que você tem bastante dinheiro e não te dará descontos ou até elevar os preços dos produtos. O golpe “Play football?” (na parte de batedor de carteira) também parte dessa pergunta. EVITE: resposta o nome de País inexistente ou algum lugar que ele não conheça, como seu bairro.
Golpe do bar: tem diversas variações, mas o básico é ser convidado por pessoas locais para beber. Depois os nativos vão embora aos poucos e o viajante bêbado fica com a conta enorme para pagar. EVITE: não saia para beber (ou ficar bêbedo) com desconhecidos.
Louis Vuitton: em Paris, pessoa te aborda falando que amigos dela encomendaram cinco bolsas Louis Vuitton, mas a loja só vendo duas por bolsas por pessoa. Então pede para você comprar para ela e te dão dinheiro (falso provavelmente), mas em troca querem uma garantia (bolsa, relógio, dinheiro). EVITE: diga não e saia de perto.
Mercadoria trocada: o vendedor se aproveita de um segundo de distração do comprador e troca a mercadoria por um material de qualidade inferior (as vezes até outra coisa). EVITE: confira o conteúdo das sacolas antes de sair da loja ou de frente da barraca, em caso de feiras.
Pedinte: ciganas ou velhinhos pedem ajuda para voltar para sua terra natal. A intenção pode ser te extorquir altas quantias ou te furtar ao abrir sua carteira. EVITE: diga não e saia de perto, se estiver em um café na rua agarre seus pertences e fique de olho nas mãos das pessoas.
Policiais falsos: pedem para ver seu passaporte e seu dinheiro. Podem roubar o passaporte ou devolver seu dinheiro faltando algumas notas. EVITE: verifique a identidade do policial e contate a polícia se tiver alguma dúvida.
Restaurante: servem coisas que não foram pedidas, muitas vezes também não foram consumidas, e depois te cobram.
Surdos e mudos: jovens, geralmente andam em grupos, com uma prancheta na mão pedem ajuda para comprar um aparelho auditivo ou para uma instituição de mudos e/ou surdos. Você deve colocar seu nome, país e valor doado. Esses jovens não tem nenhuma deficiência e só querem pedir, geralmente um valor alto, tipo 15 ou 20 euros. Caso você dê um valor baixo, eles tentam roubar dinheiro da sua carteira. EVITE: diga não e saia de perto.
Troco errado: muito comum em trens e metrô de Buenos Aires. Você fornece uma nota de valor X e o troco vem como se você tivesse dado uma nota do valor Y < X. EVITE: só entregue a nota ao receber o troco. Ou ao entregar a nota diga o valor da mesma, se for mais de uma nota faça as contas em voz alta na frente da pessoa. Pode também falar o valor e já dizer quanto é o troco.
Truques: aquele jogo onde se esconde uma bolinha embaixo de um entre três copos e o apostador tem que adivinhar onde esta a bolinha. Quando a pessoa, que sabe onde está a bolinha, vai pegar o dinheiro, o “mágico” troca a bolinha de lugar. EVITE: não dê atenção e saia de perto.

Dicas básicas para evitar golpes e furtos
Golpes de batedor de carteira
Golpes de vendedor de quinquilharia
Golpes em táxi
Bibliografia deste post

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s