Natal: Centro & Parque das Dunas

Fui à rodoviária comprar minha passagem e gastei quase minha manhã inteira.  Como ônibus aqui dá volta e anda devagar. Desde ontem reparei que as pessoas daqui reclamam muito dos ônibus porque não tem horário definido para passar e hoje vi uma mulher reclamar que o ônibus passou rápido pelo ponto. Ele deveria passar mais devagar para as pessoas que estão sentadas terem tempo de dar sinal. Achei curioso porque no Rio essas coisas são até piores e não vejo as pessoas reclamarem (com frequência) de falta de horário, da velocidade do ônibus, de “surfar” dentro do ônibus… A única reclamação é os ônibus que passam por fora, mas é muito comum. Também não achei que os ônibus daqui estão caindo aos pedaços, apenas não tem ar condicionado.

Depois fui visitar o Centro. Comecei indo ao Centro de Turismo (antiga cadeia transformada em shopping de artesanato), que achei ruim. Subi e desce umas ladeiras grandes para chegar no prédio e ver que ele foi muito descaracterizado – por exemplo, só a grade na fachada – e o “mirante” na verdade é uma galeria que tem do 2º andar com uma vista bonita, mas nada me faça ir recomendar o lugar.

IMG_0426 (800x450)

Teto da entrada do Centro de Turismo feito de fuxico. Pena que todas as paredes tem alguma coisa enfeiando.

IMG_0430 (800x450)

A vista da Galeria do Centro de Turismo.

De lá fui a Praça Augusto Severo, onde fica o Teatro Alberto Maranhão e o Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão. O Teatro só dá para ver por fora. Já o Museu eu entrei. Ele é b pequeno, mas tem um bom acervo. Pena que a museografia é falha e não explica nada. Tem umas televisões (pelo que me informaram foram colocas para a Copa) que estavam desligadas.

Para terminar meu tour pelo Centro fui o Memorial Câmara Cascudo (há três espaços culturais na cidade com o nome do folclorista. Os outros dois são o Instituto Câmara Cascudo e o Museu Câmara Cascudo). Esse é bem fraco. Além de pequeno trás pouca informação, apenas a sala que conta a história de Cascudo é mais educativa. A cidade ainda tem muito a melhorar no quesito turismo cultural. Falta informações, as coisas são desconexas, pouco ou mal preservadas. Próximo a todas as atrações culturais é mais perigoso, tanto que quase não tirei fotos hoje.

Depois fui ao Parque das Dunas, na verdade ao bosque dos Namorados. O parque é uma área de preservação ambiental e o bosque é a área aberta ao público que não tem duna (tem acesso a dunas em trilhas realizadas em horários específicos). Essa é uma grande área de lazer com parquinho, área de picnic, ringue de ginástica (estava tendo aula de aeróbica, mas vi cartaz de tai chi), pista de caminhada\corrida… Isso tudo é claro na parte elitizada da cidade e cercada por área militar (vila e hospital). Quando sai do parque fui andando pelos bairros do Tirol e Petrópolis meio sem direção. Eles são bonitos, mas não achei nada de mais até porque tem muito trânsito, pelo menos na parte que eu vi.

IMG_0445 (450x800) .IMG_0438 (450x800)

A entrada do Parque das Dunas vista de uma das trilha. O vaivém temático e bonitinho.

IMG_0439 (800x450)

O bosque em si.

Ao anoitecer voltei para Ponta Negra. Fui lanchar em uma lanchonete meio pé sujo, mas que fazem sanduíche de filé por um preço bacana. No cartaz diz ser um “autentico x-burgue gaúcho”. Só quando meu filé de frango chegou é que eu lembrei o que é um autentico sanduiche gaúcho. Só faltou a batata frita que vinha nos que eu comprei em Porto Alegre. Gigante (isso é um prato comum).

IMG_0452 (800x450)

10 ideias sobre “Natal: Centro & Parque das Dunas

    1. N. Autor do post

      De fato é estranho. E pior, meu olhometro não identificou nenhum gaúcho.
      Sabia que você ou minha mãe iam gostar do teto. Não curto fuxico, mas a composição ficou bacana.

      Resposta

Deixe um comentário

