Maceió: A viagem e primeiras impressões

Ontem foi o dia que sabia que seria morto desde a véspera da viagem quando descobri que comprei a passagem aérea da volta pela cidade errada. Conclusão, peguei uma viagem de ônibus com 10h de duração e tive que acordar às 6 horas da manhã. O que eu não sabia que o dia seria “animado”.

O dia começou com eu saindo do quarto e descobrindo que a recepção da pousada estava fechada. Como eu entregaria a chave? Não sabia como. Enquanto pensava o que fazer, entrou um hospede e me perguntou se era eu que ia para rodoviária porque um táxi – que a pousada agendou na véspera – tinha perguntado para ele se era ele, como não era o taxista foi embora. Isso era exatamente um minuto depois da hora agendada (eu olhei no relógio). Bateu um desespero e deixei a chave com esse hospede e sai (é uma dessas pousadas que a recepção não é a portaria). Andei três quadras até um ponto de táxi e fui para rodoviária. Tranquilo.

Ai começou a novela do ônibus, que atrasou 20 minutos a saída. Antes de sair de Natal um cara bateu no meu ônibus e até a polícia chegar e fazer a ocorrendo foi um pouco mais de uma hora. Ficamos esperando dentro do ônibus e eu tentando dormir, mas tinha um bebê na minha frente que chorava sem parar.

Conseguimos sair da cidade com cerca de 1h30 de atraso. Ai começou a parte antropológica da viagem. O ônibus parou em uns três postos de gasolina para pegar passageiros. É assim, as pessoas compram a passagem do posto de gasolina X até a cidade Y. O ônibus também parou nas rodoviárias de João Pessoa e Recife. As pessoas viagem com muita coisa – um cara despachou uma bicicleta – e as vezes as coisas vão em sacos, nada de mala – um casal despachou uns cinco sacos (um sacolão grande e outros sacos de supermercado mesmo). A maioria são pessoas bem pobres ou idosas que iam fazer verdadeiras odisseias – tinha um cara que ia trocando de ônibus até Goiás.

O ônibus não era velho, mas deve ter uma péssima conservação porque deu alguns problemas. Próximo a Recife, ele morreu e não queria pegar de novo. Neste momento um cara falou que viajar de avião não era tão mais caro (no caso dele era R$ 10 de diferença). Eu nem cogitei essa opção quando soube que teria que ir de Natal a Maceió porque eu já tinha descartado o avião para os deslocamentos entre as cidades. Mas na minha pesquisa prévia eu tinha visto os trajetos mais curtos, que só a taxa do aeroporto é a metade do valor da passagem de ônibus e o tempo de viagem é muito pequeno. Depois eu pesquisei quanto sairia a passagem aérea, mas no meu caso – que não era ida e volta – sairia bem mais caro (R$ 80 x R$ 400).

Às 16 horas o ônibus fez a única parada do dia. E quando anoiteceu ainda estava na estrada, quando estava chegando em Maceió começou a chover. Peguei um engarrafamento de uma hora até a rodoviária. Achei a cidade com mais cara de cidade e comecei a gostar. Quando cheguei de fato, fui dar uma volta no calçadão da praia de Pajuçara para comer, me lembrei do lado ruim de cidade – vi vários mendigos e uns malandros. Não gostei nada disso.

BR 101 - Natal a Maceió

Sabe o Espírito Santo que só tem eucalipto dos dois lados da estrada? Aqui só tem cana dos dois lados da estrada.

2 ideias sobre “Maceió: A viagem e primeiras impressões

  1. cintiadesa

    É… viajar de ônibus pelo nordeste não é fácil rs rs rs é um passeio antropológico.
    Ainda bem que o outro hóspede te avisou que o táxi já tinha ido, imagina você ficar esperando e o cara não aparecer…
    Mas que bom que você chegou bem… Bjos!

    Resposta
    1. N. Autor do post

      Com certeza, mas já tinha definido que se o táxi não chegasse em 5 minutos eu ia embora de outra forma. Não dá para ficar esperando. Lembro que em Buenos Aires o táxi pré-agendado demorou e fomos para rua pegar um (quando fomos para o Uruguai).

      Resposta

Deixe um comentário

