Recife: resumo e curiosidades

– A capital pernambucana foi a cidade dessa viagem que até agora mais me lembrou o Rio. Provavelmente por ser uma cidade grande de verdade. Quando falei isso para pernambucanos eles se espantaram, pois acham Recife uma cidade pequena, mesmo que conheçam Maceió, João Pessoa e Natal.

– Uma pessoa me disse que achava que o Rio era mais quente que Recife. Choquei!

– O turismo tem menos apelo em praia e mais apelo cultural. Talvez pela sua praia ser urbana demais ou ser famosa por ataques de tubarões.

– Claro que essa é a minha visão porque vi muita gente hospedada no albergue para ir a praia, para ir tirar visto no consulado dos EUA (que só tem em Recife, Rio, Sampa e Brasília), fazer entrevista de emprego e jovens ir no sábado para aproveitar a noite da cidade.

– Vi várias informações turísticas. Na verdade vi uma lista com 12 pontos de informações turísticas, nem no Rio eu vi tantos. Os postos têm vários mapas e pequenos guias sobre Recife, Recife Antigo, Olinda, Litoral Norte, Litoral Sul e interior de Pernambuco. Muito bom!

– Não tive dificuldade em pegar ônibus, ir mercado (em Natal não tinha supermercado no meu caminho) ou alimentação barata.

– O transporte na cidade é barato. A maioria das estações de metrô tem um terminal de integração metrô-ônibus, sendo que o metrô custa R$ 1,60 e o ônibus R$ 2,15. Por exemplo, para ir a Casa Gilberto Freyre eu paguei R$1,60 de metrô até a estação Tancredo Neves e lá fui para o terminal de integração e peguei o ônibus para Macaxeira sem pagar mais nada. Na volta eu pagaria R$ 2,15 no ônibus desceria no terminal de integração e pegaria o metrô sem pagar mais nada (não fiz isso porque fui para outro lugar). O porém é que o metrô é muito suburbano em Recife e não passa perto da praia, mas eu estava hospedada dentro do bairro de Boa Viagem e ia tranquilamente caminhando ao metrô.

– O problema do ônibus eram os motoristas e cobradores. Nem adiantava pedir para te avisar quando chegar perto porque eles sempre esqueciam, a não ser que fica lembrando a eles de tempo em tempo. Minha estratégia era pergunta a quem sentasse ao meu lado. E um motorista disse que não passava em lugar porque não passava em frente, mas passava a uma quadra. Detalhe é que nenhum ônibus passava em frente porque não dava mão.

– Aliás, quando um mineiro te falar que é ao lado, um pernambucano vai te dizer que é longe e para mim é meio termo ou perto.

– O trânsito na cidade é lento.

– Na orla tem policiais fazendo ronda de bicicleta. Pelo menos os vi parados nas bicicletas.

– A última moda de propagando política na cidade são os homens/mulheres meio sanduíche. Quando o sinal fecha eles vão para a faixa de pedestre e ficam de costa para os carros.

IMG_1235 (450x800)

Homens meio sanduíche de frente.

– Porto de Galinhas está a 1 ou 2 horas de Recife e é possível fazer um bate e volta, mas o único dia que tive “livre” o tempo estava nublado e não ia perder meu tempo indo lá.

– Gostei muito de Recife. Fiquei uma semana na cidade, mas poderia ficar 10 ou 15 dias que teria coisa para fazer.

3 ideias sobre “Recife: resumo e curiosidades

  1. Leila Novaes

    Aqui também tem isso! Eu chamo de “asa delta” porque tem uns que nem aparecem de tão grande que é a propaganda. Ainda bem que você gostou de Recife! Caso contrario não teria valido a pena. Apesar de que eu acho que tenho que ir para conhecer, mesmo que não tenha valido a pena. Conhecendo posso falar, criticar! Você aproveitou bastante, conheceu vários lugares e passou rápido!

    Resposta
    1. N. Autor do post

      Nunca vi isso no Rio. Deve ser novo e quando comecei a viajar as eleições ainda estavam “frias”.
      Sempre vale a pena. Eu não gostei de Maceió, mas foi bom conhecer. Claro que é melhor quando gostamos do lugar.

      Resposta

Deixe um comentário

