Inverness: cidade

Reino Unido – Dia 22

Mais uma viagem pelas Highlands e mais uma vez uma sequência de belas paisagens. Começando com o famoso Castelo Eilean Donan que foi cenário de vários filmes inclusive do Highlander. Depois tiveram mais morros lindos (com e sem pico nevado), lagos, cachoeiras e campos graciosos. Isso até chegar Inverness.

Eilean Donan Castle.

Eilean Donan Castle.

Aí para tudo porque eu amei Inverness!

A cidade é pequena e super graciosa. Passei a tarde caminhando por suas ruas, na beira rio e seus parques. Mas, como toda a região, ela é fria. O dia até que estava bom, mas mesmo assim ventava muito e fazia friozinho. E olha que era o primeiro dia oficial de verão. Cidade visivelmente com recursos. Tem teatro, cinema, sala de espetáculo, um grande hospital, universidade, comércio (até um shopping).

Eu basicamente andei pelas ruas do centro velho, que é onde me hospedei e onde tem o maior comércio da cidade. Depois subi o morro do antigo Castelo de Inverness, que hoje é a Corte de Justiça local, e tive uma bela vista da cidade. Segui andando na beira do rio Ness até a Ness Island, que é um conjunto e ilhotas no meio do rio transformada em um belo parque.

Uma das ruas do centro velho.

Uma das ruas do centro velho.

O Castelo de Inverness.

O Castelo de Inverness.

Vista do Castelo para o rio Ness, a catedral e a cidade.

Vista do Castelo para o rio Ness, a catedral e a cidade.

A beira rio.

A beira rio.

Um dos bancos lindos da Ness Island.

Um dos bancos lindos da Ness Island.

Por fim voltei para o centro pelo outro lado do rio e passei Catedral de Inverness, cuja entrada é gratuita. Muito bonita por sinal! Ao chegar no Centro já era tarde e as lojas já estavam fechadas. Mesmo assim fui andando pelas ruas quase vazias até um pub que já tinha visto na ida. E lá comi o tradicional fish and chips, que além do peixe empanado frito e batata frita vem com molho tártaro e ervilhas. Para minha surpresa a ervilha aqui é diferente que a nossa, bem menos massuda. Sei que não tem nada demais, mas foi legal fazer algo tão britânico. E ainda arrematei com uma sobremesa que era um pudim de toffle, que mais parecia um bolo, com sorvete. Doce que só, mas uma delicia.

A volta pela beira rio.

A volta pela beira rio.

Um Centro Cultural de Inverness.

Um Centro Cultural de Inverness.

A Catedral.

A Catedral.

O interior da Catedral.

O interior da Catedral.

Vista clássica do castelo.

Vista clássica do castelo.

O calçadão da rua principal.

O calçadão da rua principal.

O pub por dentro.

O pub por dentro.

O meu prato com uma jarra de refrigerante.

O meu prato com uma jarra de refrigerante.

E a sobremesa.

E a sobremesa.

Aliás, a quando cheguei ao albergue experimentei outra iguaria britânica: chá preto com leite. É comum os hostels aqui terem chá e café grátis, mas em Inverness também tinha leite. Ai eu fui comer algo antes de sair e resolvi experimentar. O leite minimiza o gosto estranho do chá preto. Por sinal, quando bebi o chá puro achei melhor que o que já bebi no Brasil. Não sei se é a qualidade ou o tipo do chá preto.

4 ideias sobre “Inverness: cidade

  1. Ci de Sá

    Hum!!! Chás britânicos são excelentes souvenirs ha ha ha 😜

    Eu tinha um pressentimento de que ia gostar de Inverness… De longe o lugar mais interessante da Escócia até agora. Finalmente um pub, hein!

    Chá preto com leite eu tomava na minha infância.

    Quantos graus?

    Resposta
    1. N. Autor do post

      Enfim um pedido de presente barato. Então vou te dar uma caixa de 150 saquinhos de chá preto. 😛
      Não lembro de tomar chá com leite e até entranhei quando soube que britânicos faziam isso.
      Não achei site com temperatura de Inverness.
      Eu gostei muito da Escócia e olha que só teve zica aqui. Foi problema com falta de hospedagem, doença, aporrinhação com tour…
      Sim! Finalmente um pub! Mas na Escócia encontrei pubs baratos de verdade. Em Londres é um assalto comer fora dos mercados. Um fish and chips custa por baixo £10 e eu paguei menos de £6. Cada libra economizada é R$5 economizados.

      Resposta

Deixe um comentário

