Dia 7 – Villa la Angostura

Hoje acordei com as pernas, braços e costas doendo, provavelmente por causa do esqui de ontem. Por isso, resolvi fazer uma atividade mais leve. Fiz um bate e volta a cidade vizinha chamada Villa la Angostura, que está a 82km de Bariloche na província de Neuquén (Bariloche está na província de Rio Negro).

IMG_0870A Patagônia é conhecida por ter uma região semiárida (normalmente chamada de deserto). Hoje pude ver um pouco essa parte.

IMG_0881Bariloche vista do outro lado do lago.

IMG_0889A estrada é muito bonita.

A cidade é muito pequena. Tem 11 mil habitantes e seu centro é chamado de El Cruce (A Encrusilhanda) porque foi formada no ponto no qual convergem as estradas para Bariloche, para San Martín de los Andes e para o Puerto Angostura. Ali criou-se um pequeno comércio e a cidade se mantém assim.

Villa la Angostura, El Cruce [12.08.16] - 04El Cruce em si.

IMG_0997A cidade quase toda.

Chegando lá fui andando até o Puerto Angostura, que fica a 3km do Cruce. Na região do porto – que nada mais é do que um píer – tem um pequeno comércio, a Baía Mansa, a Baía Brava e a entrada da península Quetrihué, onde está o Bosque Arrayanes, que eu visitei no passeio de barco. Dá para chegar no bosque a pé, mas são 12km de distância.

Villa la Angostura, estrada para o porto [12.08.16] - 11

Villa la Angostura, estrada para o porto [12.08.16] - 13Estrada para o porto.

IMG_0922O comércio do porto.

IMG_0935O porto da baía Mansa.

IMG_0952

IMG_0947Baía Mansa.

Villa la Angostura, porto, baía brava [12.08.16] - 02

Villa la Angostura, porto, baía brava [12.08.16] - 12

IMG_0971Baía Brava.

No caminho para a região do porto eu passei por duas obras do arquiteto Alejandro Bustillo, que idealizou muitas da construções do Parque Nacional Nahuel Huapi e outros prédios históricos da década de 1930, quando essa região começou a ser colonizada, como a Catedral e a Capilla San Eduardo.

Uma é a primeira escola de Villa la Angostura, que é um prédio lindinho e tem uma “carranca” lindíssima e completamente relacionada a utilidade do prédio.

IMG_0916

Villa la Angostura, antiga escola [12.08.16] - 04

A outra é a Capilla Nuestra Señora Virgen de la Asunción.

Villa la Angostura, Capilla NS Virgen de la Asunción [12.08.16] - 06

Depois voltei ao Cruce para andar no comércio, que tem vários centros comerciais bonitinhos, mas várias lojas estavam fechadas para o longo almoço deles. Apesar de ser sempre a mesma coisa de Bariloche, loja de roupa de frio, aluguel de equipamentos de esqui, chocolate e souvenier. Ai começou a chover e eu resolvi voltar para Bariloche.

IMG_1000

Na chegada na cidade estava chovendo e ventando, passei um friozinho até colocar o gorro e o cachecol. Cheguei ao final do dia ainda estando dolorida.

Anúncios

2 ideias sobre “Dia 7 – Villa la Angostura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s