Dia 8 – Cerro Catedral

“Suas configurações de frio foram atualizadas.”

O maior frio que tinha passado na vida foi no Morro da Igreja, em Urubici, cidade vizinha a São Joaquim, quando o vento forte fazia a sensação térmica ir para -10ºC em pleno meio dia. Mas hoje eu sei que eu estava muito mal vestida naquela ocasião. Eu estava com , meia soquete básica, tênis normal, legging de acrílico (lã artificial), calça jeans, segunda pele básica, suéter de acrílico com gola alta, casaco de fleece espesso, luva e cachecol de acrílico.

Hoje, foi o oposto, estava bem agasalhada (podia estar melhor, mas estava bem agasalhada). Estava com meia soquete, meia térmica até o joelho, palmilha de lã, botina de trilha semi impermeável, legging térmica, calça de esqui, segunda pele de esqui com capuz e máscara, dois suéteres de lã, sendo um com gola alta, parca impermeável (devia ter ido com casaco de pluma), luva fina, luva de esqui, touca e cachecol de lã. Mesmo assim esse foi o maior frio da minha vida.

Mas contar a história do começo.

De manhã fiquei na dúvida se ia ou não no Cerro Catedral – a estação de esqui de Bariloche – por uma série de motivos: a previsão era de vento forte, a neve não está boa para aprender a esquiar e amanhã está previsto neve na estação. Mas como não precisa pagar para andar na base – só paga para entrar na área de esqui para iniciantes da base e para subir nos teleféricos – eu resolvi ir para ver como as coisas realmente estão.

Peguei o ônibus para estação e chegando lá me arrependi imediatamente de não ter ido com meu casaco de pluma, que é mais quente. O vento e o frio eram fortes, o chão estava cheio de gelo. Hoje fez de 2 a 5ºC na base, mas a sensação térmica com certeza era bem menor que isso, ainda mais de manhã. Comecei a caminhar para tirar fotos da estação. Pensei também em ver como estão as aulas de esqui e depois ir embora correndo.

Cerro Catedral, base de manhã [13.08.16] - 05

Ao olhar a área de iniciante eu vi que tinha mais gente que neve. Além disso, eu não senti a menor vontade de esquiar. Na verdade, nunca fui fã de esqui alpino e acho muito perigoso, mas as pessoas que esquiam falam tão empolgadas que até estava me empolgando de verdade. Ai quando olhei aquelas pessoas todas lutando por um lugar na rala neve e me desanimei completamente.

Cerro Catedral, base de manhã [13.08.16] - 04

Porém,  com a caminhada pela base do cerro meu corpo foi aquecendo, a sensação de frio diminui muito e resolvi comprar um passe peatón (pedestre) para poder subir no teleférico sem precisar fazer nenhuma atividade. Mas de qualquer forma comprei o passe peatón no qual eu poderia fazer a caminhada com raquetes de neve.

Cerro Catedral, Amancay, subida [13.08.16] - 06Subida em um teleférico fechado com bela vista.

Chegando lá, estava nevando e rapidamente vi toda a área para os pedestres – exceto o restaurante. A caminha por uma trilha no meio da floresta com raquetes de neve – que é um protetor para os calçados que facilita a pisada – é feita com um guia e demoraria cerca de uma hora para começar. Sentei em um banco na estação do teleférico e comi um sanduíche que levei de casa. Ai começou a bater um desespero, meu corpo voltou a esfriar e achei que meu pé ia congelar de uma forma que nunca pensei antes, mexia os dedos o quando podia para aquece-los. Lá no alto da montanha fez -3ºC hoje, porém mais uma vez a sensação térmica era bem menor que isso. Achei que não conseguiria fazer a caminhada, apesar de saber que ao fazer atividade eu me esquentaria. Fui para o restaurante, que é quentinho, e para ficar lá pedi a coisa, que me aqueceria, mais barata que eles tinham. Assim comprei a média mais cara da minha vida – AR$45, ou seja, R$12 por uma xícara de café com leite. Um assalto! Me aqueci e depois descobri que tinha uma área que dava para os banheiros que é quente e não precisaria comprar nada. Anotando mentalmente para da próxima vez procurar por banheiros.

Cerro Catedral, Amancay [13.08.16] - 04

Cerro Catedral, Amancay [13.08.16] - 03Amancay.

 

Cerro Catedral, Amancay [13.08.16] - 18Lago Gutierrez e montanhas.

Cerro Catedral, Amancay [13.08.16] - 16Alguém levou seu cãozinho para se divertir na neve.

Assim passou um hora e fui para a caminha, que com certeza me divertiu tanto quanto (ou mais) do que se fosse aprender a esquiar. O vento as vezes batia forte, o guia falou que está chegando uma frente fria do Chile, mas não senti frio até porque estava prestando atenção na caminhada. Tive que aprender como descer, subir e andar de lado quando está indo reto na encosta nevada. A vista também é bem bonita. No meio da caminhada, que dura 1h15, paramos protegidos por uma pedra, tiramos fotos e conversamos um pouco enquanto o guia nos deu chocolate e café quente para aquecer. Depois voltamos felizes.

Cerro Catedral, caminhada com raquete [13.08.16] - 03O pequeno grupo de caminhada ainda tinha eu e o guia.

Cerro Catedral, caminhada com raquete [13.08.16] - 06Na esquerda, o lago Nahuel Huapi. No centro, a base do cerro Catedral e outras montanhas, incluindo o cerro Otto, onde fiz esqui nórdico. Na direita, o lago Gutierrez.

Cerro Catedral, caminhada com raquete [13.08.16] - 15Piedra del Cóndor, que está a 1800m do nível do mar, e o lago Nahuel Huapi.

Cerro Catedral, caminhada com raquete [13.08.16] - 17A floresta seca e nevada, onde fiz a caminhada.

Cerro Catedral, caminhada com raquete [13.08.16] - 21

Cerro Catedral, Google [13.08.16] - 02Na caminhada vimos esse rapaz e o guia disse que ele trabalha para o Google e que este treco nas costa dele é um grupo de 15 câmera que estão mapeando as trilhas e pistas da estação para o Google Maps.

Depois da caminhada voltei a andar na área para pedestre de Amancay e até subi em um morrinho, onde algumas pessoas estavam brincando de esquibunda. Depois fui para o deck do restaurante olhar a pista de esqui. Mas logo desci e acabou minha aventura ao lugar mais frio que fui na vida.

Cerro Catedral, Amancay [13.08.16] - 22

Cerro Catedral, Amancay [13.08.16] - 28

Cerro Catedral, Amancay [13.08.16] - 34

Cerro Catedral, Amancay, descida [13.08.16] - 07A descida perto da base com pouca neve.

9 ideias sobre “Dia 8 – Cerro Catedral

  1. cintiadesa

    Fico impressionada! Como as pessoas se vestem melhor nos lugares frios! Sua elegância está impecável 😄😂😛

    As fotos mais bonitas foram a do passarinho (como ele sobrevive nesse lugar!!!) e a foto que está acima do pássaro.

    Sinceramente, não me senti atraída por esse frio…

    Resposta
    1. N. Autor do post

      Não estou nada elegante, pelo contrario estou bem esporte.
      Achei lá lindíssimo, mas muito muito frio. Tem uma sequencia de fotos desse passarinho. Os bichanos parecem estar mais preparados que nós.
      Sinceramente, quando vejo fotos do Caribe acho muito lindo, mas não me sinto atraída por aquele calor todo. 🙂

      Resposta
  2. cintiadesa

    Cada um no seu quadrado 😜

    Achei curioso a quantidade de branco: no céu, nos picos e no chão!!!

    P.S.: passei um bom tempo tentando ajudar meu pai a postar aqui, mas tem algum bug no tablet dele que não deixa ele comentar… Minha mãe hoje conseguiu 🙂

    Resposta
    1. N. Autor do post

      Com certeza!

      PS: ele nunca tinha comentado aqui, por isso eu precisava aprovar os comentários dele. Mas eu recebi todos os 2346 comentários de hoje. 🙂

      Resposta
      1. cintiadesa

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu não lembrava que você tinha que aprovar! E o WordPress não dava nenhuma mensagem! Você precisava ver a cara de frustrado dele…

  3. Moacir Jose de Sa

    Gostaria de praticar as duas modalidades de esquiar. A alpina você desenvolve maior velocidade fator que muito me atrai . Eu esquiar ia todos os dias em tempos oportunos entre uma atividade e outra .de tanto ver gelomídia já estou com frio e não estou com roupas apropriadas vou dormir. Bjs

    Resposta
    1. N. Autor do post

      Eu não tenho tanta atração por velocidade assim. Na verdade tenho medo de me machucar. Mas gosto de apreciar a natureza por isso gostei de fazer a caminha com raquete e o esqui nórdico, que dá para parar, olhar a paisagem e tirar fotos.

      Resposta

Deixe um comentário

